Todo mundo junto e misturado. Dicas para coordenar estampas.

Há quem ache um atentado ao bom gosto ou coisa de Augustinho Carrara (quem é desse tempo?). Mas, o fato é, que quando bem feito, o mix de estampas garante um toque de modernidade, personalidade e ousadia nos seus looks. Especialista nessa coordenação, Anna Caldas do perfil @tododiaumprint dá uma dica: “Acho que o mais fácil, para começar, é combinar alguma estampa que você gosta com outra de listras finas, porque assim o mix fica bem sutil e você vai se acostumando”.

Ela tem toda razão. As listras são consideradas quase uma padronagem neutra, assim como o poá e o animal print. Portanto, são ótimas estampas para combinar com outras mais coloridas. Olha a minha fotinho aí em cima! 🙂

 

Coordenando estampas coloridas com listras, poá e animal print

Por serem estampas com menos informação elas são consideradas neutras. Uma ótima pedida para começar.

Saias florais com poá, listras e animal print. Esse é o primeiro passo para começar a se aventurar nas misturas.

Coordenando estampas diferentes 

Aqui eu dou duas dicas de ouro para quem está querendo sair da zona de conforto e se jogar nessa ousadia.

1.Uma estampa deve ser dominante, isso quer dizer que ela deve ser mais “importante” na composição do look.

2. As cores das estampas devem ser coordenadas. Elas devem ter uma ou mais cores em comum (não é uma regra, mas se você não tem o costume de misturar estampas, fica mais fácil fazer dessa forma).

As cores das estampas se repetem em ambas as peças, mas tem uma que chama mais atenção que a outra.

Mas, para quem já tira de letra essa mistura toda, pode se jogar no mix com cores complementares. Essa combinação, mesmo em peças lisas, por si só já é bem ousada. Imagina em estampa? Se você já é craque e combinar floral com listra, experimente.

O blue-green com o red-orange do círculo cromático ou o rosa com verde. Qual você arriscaria? Pode ser demais para quem é mais clássica, mas são combinações que super funcionam.

Comece pelos acessósios

Se você está achando tudo ousado demais e vai se sentir a louca saindo toda “descombinando” pode começar o treino pelos acessórios. Um sapato coordenado com uma blusa ou a saia com o a bolsa. Como as peças ficam distantes entre si ou têm proporções diferentes, o efeito visual é mais leve.

Veja como o efeito é mais discreto. Sapato e cachecol, calça ou blusa com clutch

Tudo bem. Você chegou até aqui, viu todas as dicas, mas está aí pensando. Isso não é para mim. Definitivamente acho a coisa mais cafona do mundo!! Ok, ninguém precisa gostar de tudo…está tudo bem! Mas, se está cansada de combinar suas estampas com cores neutras, apresento outras duas maneiras de usá-las. Partimos do mesmo princípio do mix, mas aqui coordenamos com peças lisas.

Coordenando com as mesmas cores da cartela da estampa

É quando usamos uma peça lisa com alguma cor da estampa. Essa é a maneira mais fácil de coordenar.

As cores das partes de cima estão na parte de baixo. Uma forma de deixar sua estampa mais alegre e sair da mesmice da combinação com preto e branco

Coordenando com cores complementares ou análogas

Dessa forma já mostra um pouco mais de informação de moda. Mas eu vou te explicar e você vai sair por aí arrasando de fashionista 🙂 . Pegue a cor dominante da sua estampa e combine com outra que seja vizinha (análoga) ou oposta (complementar). Olha o efeito!

Fora da zona de conforto! Vermelho com verde (cores complementares) e azul com verde (cores análogas).

Gostou do post? Deixe um comentário. Vou amar saber o que você achou 🙂 🙂 .

 

 

 

 

6 Responses

  1. Aprendo muito Bel com as suas dicas🌹

Comments are closed.