Bel de Papo com Bruna Fioreti

“Todo ano ela faz tudo sempre igual”…cá estou adaptando a música “Cotidiano” de Chico Buarque para dizer que é isso mesmo que acontece. Entra ano, sai ano, fazemos as nossas famosas listas com as resoluções com a promessa de que será diferente dessa vez. Aí chega janeiro. Férias (para quem tem filho então a coisa fica tensa nessa época), você viajou e viu que não faria o menor sentido começar a dieta justamente naquele momento e, já que não fez dieta, pra que ir à academia?! Daí você piscou e já está em fevereiro. Bateu aquele desespero? Você não está sozinho. Já virou ditado popular: o ano só começa depois do carnaval. Então agora acabaram as desculpas, pegue sua listinha de volta e vamos fazer desse 2018 o melhor da sua vida.

Bru, além de linda e estilosa, é coach de vida e carreira e dona de um conteúdo incrível nas redes sociais

E que tal um incentivo para colocar em prática tudo o que planejou? Hoje o Bel de Papo é com a minha coach e amiga querida Bruna Fioreti. Coach de vida e carreira, Bru é jornalista e influenciadora na área de carreira, motivação e lifestyle feminino. Uma conversa sincera (característica marcante da Bru) pra te ajudar a realizar seus planos pessoais e profissionais. Anota as dicas que é tiro e queda!

BEL: Por que procrastinamos tanto e como podemos nos livrar (ou minimizar) deste hábito?

BRU: Vamos começar pensando que nós procrastinamos quando sabemos o que temos que fazer mas não fazemos, certo? Normalmente procrastinamos porque nossa tendência é ficar na zona de conforto, fazer o mais fácil antes ou de retorno imediato. O que parece de longo prazo vai para a vala da procrastinação porque a recompensa parece distante. O que é mais difícil requer mais esforço e a gente não quer se esforçar pelo que não parece valer a pena logo de cara – em resumo, aquilo não parece importante o suficiente.

Porém incomoda quando a gente sabe que deveria lá no fundo… Um ciclo de culpa e preguiça muito negativo que baixa nossa autoeficácia, que é a crença na nossa capacidade de realizar. Para minimizar o hábito de procrastinar, eu recomendaria cortar a tarefa em blocos menores. É melhor fazer uma pequeníssima coisa por dia que tentar fazer tudo e não fazer nada. Isso faz com que a saisfação (recompensa) venha sempre mesmo que em pequenas doses, e o estímulo tende a aumentar.  Se essa estratégia falhar, você pode bloquear a agenda por um período para fazer aquilo que anda procrastinando — mas tem que ser sozinho, longe do celular e com hora para começar a acabar. Escolha uma coisa por semana para “tirar da frente”, em vez de ficar com aquela lista imensa de pendências te amolando a mente, sabe? Pergunte-se: de tudo o que eu tenho que fazer, o que me daria mais orgulho de terminar! Tem muito mais dicas como essa no meu curso online que, modéstia à parte, está muito completo!

BEL: Conseguir dar conta das tarefas do dia a dia e ainda realizar novos projetos parece um grande desafio. O que pode ajudar a melhorar nossa produtividade?


BRU: 
Duas coisas: sentar para traçar objetivos de longo prazo e organizar a semana num bloco só! A primeira dica é porque muitas vezes temos a sensação de enxugar gelo porque não sabemos exatamente pra onde queremos ir. Ficamos feito baratas tontas tentando dar conta de tudo e quando vemos ou não fazemos nada de novo ou embarcamos em projetos que só nos tomam tempo.

Quando paramos para pensar no rumo que queremos de fato tomar, ganhamos uma clareza, um direcionamento que muda tudo. Aprendemos a dizer sins e nãos mais certeiros. Com essa visão macro de objetivos em mente, vem a importância da organizacao semanal. Cada semana contém um bloco de atividades que devemos cumprir, mas se nao forem bem planejadas as atividades se embolam e o que devia ser prioridade fica pra próxima, e pra próxima.

O jeito é pensar no que de proativo voce gostaria de fazer naquela semana e encaixar na agenda como prioridade. Sem exagero, sabe? Uma coisa, um passo por semana. Mas consistentemente, olhando praquilo a cada domingo.

BEL: Sei que foi tema de workshops e será do seu primeiro curso online, mas conta pra gente como fazer para que as metas criadas para o ano novo realmente saiam do papel?

BRU: Primeiro de tudo é preciso pôr no papel! Parece redundante, mas muita gente pula a etapa de se debruçar sobre as metas e acha que vai realizar. A parte de escrevê-las de forma positiva, com prazo, checando se de fato elas são importantes é fundamental. Outra dica é caprichar nas metas menores. Um objetivo grande tem muitas etapas para ser realizado, é preciso esmiuçar as ações do meio do caminho. Só aí voce tem condições de traçar um plano e começar a colocar a mão na massa. Mas te digo que tudo isso só funciona se voce cumprir uma terceira fase: a de se lembrar das metas sempre. A programação semanal que comentei na resposta anterior é o que vai fazer a meta sair do sonho e virar realidade. Todo dia é dia de agir nem que seja um pouquinho. Todo dia é dia de perguntar: “estou indo em direção aos meus objetivos?”.

Bruna aborda vários temas de coach em seu blog no Uol e em seu canal no youtube.