Anna Caldas é o nome por traz do perfil @tododiaumprint. O feed mais colorido do Instagram chama atenção pela beleza das fotos e pela diversidade de estampas. Anna é gaúcha, mora em São Paulo, tem 26 anos e é design de moda (trabalha criando, adivinhem? Estampas!). A paixão pelo universo das cores surgiu ainda criança, por influência dos seus pais. “O estilo deles misturava várias referências. Isso passou muito para mim, para a casa, para as viagens. Sempre tive muito contato com cores, texturas e estampas. Sem dúvida isso acabou refletindo no meu guarda-roupa”, justifica.
Seu perfil, que começou como um hobby, coleciona seguidores engajados e ávidos pelas suas combinações incríveis. Além da criatividade dos looks, a design tem como marca registrada o sorriso cativante. Conheça um pouco mais da Anna.
BelDut – Quando começou a sua relação com a moda?
Anna Caldas – Desde a escola gostava muito desse universo, tinha muito interesse em como tudo funcionava, como montar looks interessantes. Aí fiz faculdade de design gráfico e comecei a procurar maneiras de trabalhar como designer de moda. Meu primeiro estágio foi em um e-commerce de uma marca de roupas femininas. A partir dali, não parei mais. No fim da faculdade comecei a focar em design de estamparia e trabalho até hoje com moda.
Bel Dut – E como surgiu a ideia do perfil?
Anna Caldas – Quando me formei na faculdade resolvi criar o perfil porque gostava muito do Instagram e, além disso, achei que seria uma ótima maneira de mostrar esse universo da estamparia que era tão presente no meu dia a dia. Nunca pensei que teria tantos seguidores e, principalmente, que ia receber comentários e mensagens falando sobre as fotos… Dá uma alegria enorme pensar que posso ajudar as pessoas a ousarem mais, sem medo de misturar.
Bel Dut – Quais são suas principais inspirações na hora de se vestir? E para criar suas estampas?
Anna Caldas – Sempre gostei de ver fotos de street style porque são ideias incríveis e que são possíveis de colocar em prática. Também amo ver os desfiles da temporada e sempre que posso dou uma “passeada” no Pinterest. Para criar, amo me inspirar em elementos da natureza e também em diferentes estilos de desenho. Para isso, adoro visitar museus e passear por galerias de arte, lojas de decoração e também lojas de materiais de pintura.
Bel Dut – Acho que a maior curiosidade de quem segue seu perfil é saber como você produz as fotos. Você faz look do dia ou fotografa com antecedência? E os cenários? É cada muro e portão tão lindo. Conta pra gente como funciona.
Anna Caldas – Eu tento tirar as fotos diariamente, mas tenho um “banco” de fotos que tiro em fins de semana, para os dias que não consigo fotografar. E já tenho um olho treinado para encontrar os cenários que mais me identifico. Quando vejo uma parede legal, com grafitti ou de uma cor linda, eu desço do carro correndo para fotografar! E quando não posso parar e tirar foto na hora, eu deixo anotado o endereço para voltar lá depois!
Bel Dut – Me conta como é a sua relação com o consumo?
Anna Caldas – Com o tempo acabei amadurecendo nesse sentido. Há uns anos atrás, eu comprava muuito, sem controle nenhum. Hoje eu já penso mais antes de comprar e tento escolher peças mais especiais. Por isso amo comprar em brechós! Acho uma oportunidade incrível de encontrar roupas únicas e com história.
Bel Dut – Você é expert em mix de cores e estampas. Essa mistura toda ajuda ou atrapalha a multiplicar o guarda-roupa?
Anna Caldas – Acho que um pouco dos dois! Tem estampas que ajudam muito a multiplicar, porque permitem muuitas combinações – como oncinhas, listras, poás, xadrez, florais… Mas também tem estampas que são mega marcantes, então tornam as peças mais especiais e difíceis de repetir um milhão de vezes. Em geral, acredito que quanto mais cor e estampas melhor – assim o seu guarda-roupa nunca fica monótono!
Bel Dut – Como você encara as tendência de moda. Uma hora é uma cor em alta ou uma padronagem de estampa. Você segue essas tendências ou não?
Anna Caldas – Acho que as tendências estão aí para nos ajudar, não aprisionar! Eu gosto muito de saber o que está acontecendo no universo do design e da moda, até porque faz parte do meu trabalho, mas acho que o mais interessante é mostrar sua personalidade através do look, independente do que está na passarela.