Já me adianto dizendo que sou da teoria que vale mais ressaltar o que você ama do que ficar encanada com alguma coisa que te incomoda, certo? kim Kardashian com o seu quadril voluptuoso está aí para nos lembrar que o “pode” e “não pode” não existem.
Mas também não tem nada de errado em querermos deixar a nossa silhueta com proporções mais equilibradas. O importante é entender que a as roupas devem jogar ao nosso favor e não virarmos reféns das regras.
Então vamos lá: a dica mestre para qualquer parte do corpo que a gente queira evidenciar ou disfarçar é escolher elementos visuais que avançam ou retraem. E isso a gente consegue com cores, texturas e modelagens. Mas Bel, o que significa isso na prática? Vou dar um exemplo: se você tem o quadril largo e se incomoda, deve evitar qualquer elemento que evidencie esta parte, ou seja, elementos que avancem visualmente.
E o que avança visualmente?
- Cores claras, vivas, coloridas
- Brilhos
- Tecidos com texturas
- Estampas contrastantes
- Estampas espaçadas ou grandes
- Bordados
- Amarrações
- Pregas
Em contrapartida, o que retrae visualmente são…
- Cores escuras, neutras e opacas
- Tecidos lisos
- Estampas sem contraste
- Estampas pouco espaçadas
- Pouca informação visual
Eu, particularmente, prefiro conseguir o efeito de quadril mais estreito apostando nas modelagens certas para não ficar refém sempre das cores escuras na parte de baixo. E por falar em modelagem, fiquem atentas também ao tamanho. Na ânsia de entrar naquela calça 38 a todo custo, esboçamos um sorriso de felicidade quando conseguimos fechar o botão e nem reparamos que ficou atochada no quadril. Prefira deixar confortável nessa região, mesmo que seja necessário ajustar na cintura.
Calça Flare
Esta calça, por ter a boca mais larga, cria um efeito uniforme entre quadril e pernas, ao contrário da skinny que afunila em baixo. Esta modelagem também proporciona um efeito alongador. Percebem como o quadril fica alinhado e proporcional às pernas?
Saia Reta ou Evasê
São ótimas opções. Suas modelagens ficam próximas ao quadril e abrem levemente nas pernas. Prefira os tecidos mais fluidos. Olha como a saia longa fica linda!
Cós estruturado
Prefira o cós, da saia ou da calça, um pouco mais estruturado. Elástico nessa região acaba apertando demais a cintura e abrindo muito no quadril, causando mais volume.
Ombros em evidência
Se os seus ombros são estreitos em relação ao quadril, aproveite para colocar o ponto focal na parte de cima. Gola canoa, manga morcego, ombro a ombro, bordados. Quanto mais aparente ou com algum volume, maior visualmente ficará esta parte e, consequentemente, o quadril parecerá proporcional.
Cores a favor
Prefira as cores mais escuras na parte de baixo. Mas isso não quer dizer que você só pode usar preto, viu?! Escuro e claro funcionam por comparação, portanto, o cinza, por exemplo, pode ser escuro se a parte de cima for branca, ou claro, caso a parte de cima seja preta.
Uso branco sim senhor!
Mas e se eu quiser usar branco na parte de baixo? Pode também, claro. É só usar cores mais coloridas ou estampas na parte de cima. O ponto focal ficará da cintura pra cima e ninguém vai olhar para o quadril! Vale também para acessórios como brincos e colares. Use e abuse das cores.
Rebelde com causa
Outra maneira de usar qualquer modelagem ou cor na parte de baixo é apostar numa terceira peça ou blusa que tenham o comprimento abaixo do quadril. Dessa forma, calça skinny, saia plissada ou lápis, tão condenadas para quem tem quadril largo, podem ser usadas à vontade.
Monocromático
Looks monocromáticos também são uma ótima pedida. Como não tem contraste entre a parte de cima e a de baixo, causa um efeito alongador e a silhueta fica bem harmoniosa.
Estampa, pode?
Sim. Você pode tudo! Uma dica para ficar proporcional é investir em padronagens frontais. O olho vai para o centro do corpo e faz parecer menor visualmente.
Bolsa ideal
Prefira as bolsas que ficam acima ou abaixo do quadril (quando você segura a alça com as mãos). As tiracolo cairão exatamente nessa região e poderão aumentar visualmente. Reparem como as bolsas das duas primeiras fotos, que estão rentes aos quadris, deixam esta parte do corpo maior. E a terceira foto tira o olhar desta região.